Tenho andado um tanto ou quanto fascinado com esta música

Esta é a versão possível, sacada do YouTube; o vídeo original não dá para "embeber" no html da post, é pena. Fica a música.



São uma nova (para mim é nova) banda, os Glasvegas. Parece que são escoceses.
Esta música soa muito a "indie" dos anos 80 e trás-me lembranças de bandas como os Jesus & Mary Chain (até ao álbum Barbed Wire Kisses pelo menos), Echo & The Bunnymen, The Cure (sim, dos anos 80, até ao Desintegration), House of Love, Primal Scream, House of Love, Spacemen3, Galaxie 500, The Psychedelic Furs, Chameleons, Phillies, the Felt, The Sound, The Durutti Column...

Os anos 80 foram uma época do caraças... do medo (real?) da Bomba, aí por 81/82 aos desmantelar do Pacto de Varsóvia e a esperança de um mundo melhor que daí adveio (yeah, right!).

Para mim foram a época da passagem da meninice à idade adulta, com todo o violentíssimo turbilhão da adolescência aí encaixado.

Do que mais me lembro é de um certo e contínuo estado de ansiedade e perplexidade comigo e com o mundo, alimentado pelas frustrações emocionais, amorosas, sexuais impostas pela revolução hormonal,

Mas também me lembro do meu primeiro beijo e tudo o resto e mais a minha primeira dor de corno, das dores difusas do corpo a mudar todos os dias, do humor variar a cada minuto e das tantas e tantas perguntas sem nenhuma resposta satisfatória - e o desdém pelos mais velhos e do qual aqui me quero retractar.

E acima de tudo a descoberta da profunda Solidão no meio da Multidão... a descoberta de que, na verdade, estamos sozinhos.

O consolo (solace - os ingleses são lixados, têm palavras certas para tudo) possível residia na descoberta da música "só minha" e a rejeição do dito mainstream, dos estilos de vida "alternativos e marginais". Da descoberta dos autores (nem por isso) malditos e dos seus livros.

Foda-se, a adolescência foi uma merda pegada que, à distância, soube tão bem!

1 comentário:

serra disse...

tão bem dito ca té dói...