Opinião Económica

A Economia, enquanto "ciência" nunca passou de uma forma sofisticada de atirar búzio ou ler as cartas de um tarot qualquer...
Sempre, mas sempre que uma qualquer crise económico-financeira se instala é o caos nas hostes destes adivinhos pantomineiros...
Tentam, debalde, aplicar modelos matemáticos cada vez mais sofisticados na vã tentativa de melhorar a sua precisão.
Não conseguem e não conseguirão enquanto não se tornarem verdadeiros Cientistas e aplicaram o Método Científico às suas lucubrações.
O que me parece um pouco ainda coisa do reino da ficção científica, dadas as características fundamentais do Método, tais como identificação o mais completa possível das variáveis de um problema (acho que aqui que andam a falhar redondamente), a experimentação sob condições controladas, a exploração/análise de resultados (aqui não trabalham demasiado mal) e os testes de hipóteses (idem) sempre contra resultados obtidos pela experimentação dos grupos de controlo (ao que me parece aqui é "a porca torce o rabo") e a revisão pelos pares (penso que este ponto não é pacífico de todo, há demasiado egos inflamados neste campo e os senhores da Verdade Absoluta e Final são abundantes).
Em jeito de reate, a esmagadora maioria dos economistas que eu conheço são meros financeiros com fracas aptidões para a contabilidade e piores ainda para a Gestão. Falta-lhes a quase todos verdadeira cultura científica.
E no entanto entendo que a Economia é absolutamente necessária, vital, para o nosso modelo de Sociedade e um campo de conhecimento algo fascinante.
Parece-me que foi tomada de assalto há demasiados anos por Magos, Bruxos e Gurus (uma boa definição de embusteiro) e como tal deixou de se aproximar da Ciência e passou a ser mais uma Arte Esotérica como a Astrologia, logo de utilidade e seriedade questionáveis e não me parecendo que actualmente a sua utilidade real vá muito para além do entretenimento de feira/mercado e o proveito de uma mão-cheia dos seus Feiticeiro pela exploração da credulidade dos néscios e papalvos.

1 comentário:

Yuppie Boy disse...

Ficam-me algumas dúvidas depois de ler o seu texto mas tambem algumas certezas. A economia é definitivamente uma ciência e como tal, usa e descobre novos modelos a cda passo. Este é um caminho natural e que a faz progredr mas que, obviamente, a coloca em contradições.

A economia, a contabilidade e a gestão estão interligadas mas são área distintas. Um bom economista não tem necessariamente de ser um bom gestor assim como um bom contabilista dificilmente será um bom economista. Não convem misturar águas que mesmo correndo num mesmo sentido, correm a velocidades muito difrentes.