Um texto de Miguel Esteves Cardoso

Texto do MEC originalmente publicado no Público e "roubado" ao O Jumento

A VERDADEIRA PRESSÃO

«Se há pessoa em que acredito é em Henrique Monteiro, director do Expresso. É um jornalista sensato e engraçado, com uma saudável renúncia a qualquer relação especial com a verdade. Tolera; duvida; não tem manias. Faz parte da malta.

No PÚBLICO de anteontem o título era "Henrique Monteiro afirma que Sócrates pressionou o Expresso". Sócrates telefonou a Monteiro para lhe pedir que não publicasse um artigo acerca da licenciatura dele. Foi uma hora, descrita por Monteiro com rigor e graça como "bastante desagradável".

Também o BES se recusou a fazer publicidade no Expresso, durante ano e meio, por causa de um artigo que publicou. Foram estas "as maiores pressões" que Monteiro sofreu. Adiantando logo, com a inteligência relativista que tem, que "a verdadeira pressão é estar com uma pistola apontada à cabeça e dizerem-me: "Se publicas isso, eu dou-te um tiro"", como lhe aconteceu há 18 anos em Angola. País onde, aliás, nenhum jornalista do seu grupo ou do PÚBLICO pode entrar."

É normal que Sócrates, ele próprio, telefone ao director de um jornal. É até elogioso. É normal que o BES não queira dar dinheiro a um jornal que o prejudica. O que não é normal - e é "a verdadeira pressão" que salientou Henrique Monteiro - são as ameaças de morte.

Angola sai-se mal desta história. Os jornalistas saem-se bem (foram pressionados mas publicaram na mesma). Sócrates e o BES fizeram o que qualquer um de nós faria.

É preciso ouvir o que se diz.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Sem comentários: