Explicação simplificada da crise financeira despoletada pelo mercado imobiliário subprime nos Estados Unidos e que nos vai muito provavelmente phuder-nos a todos, especialmente àqueles que como eu, se vêm à nesga para pagar as contas.

Genial! Em Português do Brasil. Recebi isto via mail...

"Para quem não entendeu ou não sabe bem o que é ou gerou a crise americana, segue breve relato econômico para leigo entender...
É assim:

O seu Biu tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça "na caderneta" aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados. Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobre preço que os pinguços pagam pelo crédito).

O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um ativo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento, tendo o pindura dos pinguços como garantia.

Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer.

Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu Biu).

Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.

Até que alguém descobre que os bêbados da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu Biu vai à falência. E toda a cadeia sifudeu !

Viu... é muito simples...!!! "

2 comentários:

disse...

não podia estar melhor explicado!
os assaltantes de carteiras, comparados com estes senhores, são uns meninos!!

Red Dust disse...

Eh eh eh eh eh... tomara que fosse assim tão simples.

O gestor, além de engravatado, o que por si só revela a sua má formação, é um esganiçado que só quer brilhar, subir na vida e apresentar lucros mirabolantes (nem que tenha de meter um zero não sei aonde).

O manda-chuva está-se a lixar para o gestor e para o povão. É o tubarão. Come tudo, apesar de por vezes poder ficar lixado por ter carga pesada a bordo e não a conseguir vazar a tempo para os peixinhos.

O povão, é a caricatura do manda-chuva, o peixinho como dizemos nos mercados financeiros. Com dez acções quer lucros de 1.000 % em... 20 minutos. Isso em lado algum. Mas espera... acrescenta-se o zero e está resolvido a contento de todos. Até que uma qualquer bolha especulativa, imobiliária, financeira ou dotcom rebente com tudo.

Mas nisto há gajos malucos para tudo. Tenho um amigo que só tem 1 acção do BCP. Perguntamos ao tipo, mas para que é que ele a quer: 'ó pá é para receber a correspondência deles...'.

E não se esqueçam este mês de Outubro é péssimo para comprar acções. Os restantes são Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro.

Tudo de bom!!!!!