A propósito dos sindicatos

A propósito desta greve dos professores lembrei-me:
 
Os sindicatos são organizações mais ou menos complexas.
Para além dos sindicalistas, os sindicatos empregam um certo número de pessoas para desempenharem diversas funções, normalmente de tipo "administrativo".
Eu sei que isto é verdade, conheço gente que trabalha em sindicatos - e que não têm que ver com a classe profissional representada por esse organismo.
 
Existe algum sindicato dos trabalhadores dos sindicatos?
Se sim os trabalhadores desse sindicato poderãoser sindicalizados nele ou vai ser necessário criar um outro sindicato, de trabalhadores do sindicato dos trabalhadores dos sindicatos?
A meu ver não é preciso existir um sindicato dos trabalhadores do sindicato dos trabalhadores dos sindicatos, visto ser ele um sindicato e poderem, neste caso, sindicalizarem-se no sindicato dos trabalhadores dos sindicatos, o ciclo fecha-se.
Existe algum contrato colectivo dos trabalhadores dos sindicatos?
Se os trabalhadores dos sindicatos quiserem fazer greve, como é que eles fazem?
 
Os Sindicatos têm planos de carreira para os seus funcionários? 
Aumentam-nos de acordo com os valores que eles propõem para os seus representados ou apenas de acordo com aquilo que conseguem nas rondas negociais? Ou apenas se limitam ao mínimo obrigatório por lei? Ou nem isso?
Será que os sindicatos combatem de facto a precaridade no trabalho ou abusam do "recibo verde", tal e qual os "Patrões" contra quem tanto lutam?
Os sindicatos pagam "direitinho" as horas-extra dos seus funcionários, quando as fazem? Ou "exigem" que se "dê horas à casa"?
 
Alguém algum dia investigou as relações de trabalho dentro dos sindicatos? A validade e legalidade dos contratos?
 
Os sindicatos praticam com os seus funcionários aquilo que apregoam?

Sem comentários: