Das descobertas recentes, continuação

Este link do Bonnie "Pince" Billy, feito pelo Paulo, ilustra bem o nível deste singer-songwriter... Muito bom!

Das descobertas recentes

M. Ward... Isto é mesmo muito bom (Paulo: a tua sugestão é fenomenal mas esta é mais alegre e o video é puro génio)

Constatações da meia-idade (aquela coisa parva entre o final dos 20's e o meio dos 60's) III

Descobrir os "novos caminhos" da Folk americana e deparar com Martha Wainwright (mana do Rufus com o mesmo apelido) e ficar positivamente surpreendido e agradado com esta moçoila de voz potente e quente.
E também descobrir o Bonnie "Prince" Billy, o M. Ward e outros "cantautores" (palavra deveras estranha esta, nem sei se é "oficial", penso que não).

Constatações da meia-idade (aquela coisa parva entre o final dos 20's e o meio dos 60's) II

Arrepiar-me até aos cabelos do lugar onde não brilha o sol a ouvir "I Put A Spell On You" pela Nina Simone


Reminiscências

Estou eu a ouvir o álbum dos Cure, "Staring At The Sea" (já lá vão uns anos valentes que não o fazia, pelo menos uns 15) e pimba!
Reminiscências vindas do baú escuro da Memória directamente para uma qualquer área do córtex que controla estas merdas.
Umas são agradáveis, deixam-me com um sorriso na cara e um suspiro saudoso...
como ao ouvir o "A Forest", que me transportou para um dia de chuva, frio, lá fora mas quente, a escaldar no interior do quarto duma rapariga-mulher que me deu o privilégio de sentir, ver e saborear um (dois) seio nu pela primeira vez...
Outras classifico-as de agridoces - foi o tempo da inocência que permanecia debalde a arrogância adolescente achar que não, que ela já tinha "passado", como se fosse um ataque de gripe ou paludismo.
Damn, sinto a falta de algumas (poucas) coisas que tive de entregar ou deixar ir ao longo do caminho.



Constatações da meia-idade (aquela coisa parva entre o final dos 20's e o meio dos 60's)

Descobrir e gostar cada vez mais do Bob Dylan

OK, OK

Eu vou tentar "cumprir com" o nível de maturidade que é suposto eu ter e demonstrar... humpf!

Adenda ao post anterior

Quem diria que uma música chamada "Pigeon Toe" fosse assim tão do caralhão?

Estado em que me encontro

A única coisa que hoje me consegue pôr um esgar de um sorriso na cara são os Fu Manchu (e só com as malhas mais rápidas e agressivas).
Só me apetece sair por aí num Camaro SS de 68, preto, a toda a velocidade e a cometer toda a espécie de atos de vandalismo motorizado.
De vez em quando acordo assim.

Religulous

Fui ver este domingo o "Religulous" do Bill Maher.
É um documentário interessante, sem ser bom, que lança a dúvida racionalista sobre os assuntos da fé - questiona cristãos de várias seitas e tendências, mormons, muçulmanos e judeus e mais dois fulanos estranhos.
Não me parece que agrida ninguém, embora a pergunta "Porque é que acredita, explique-me?" levante mais ondas do que seria suposto...
Enfim, agradou-me sem me cativar.

Deixo aqui a minha pergunta: porquê e em que de facto é que acreditam os crentes e como podem ter tanta certeza?

ATT do Morais Sarmento

peripatético

do Lat. peripateticu < Gr. peripatetikós, que gosta de passear


adj.,
relativo à filosofia de Aristóteles;
que segue a doutrina de Aristóteles;
que se ensina, passeando;

s. m.,
sectário de Aristóteles e da sua filosofia.

No dicionário Priberam

Estado em que me encontro, uma semana depois

Acontece sempre calha conhecer de novo uma mulher bonita, inteligente e motivada. Pior se o que a faz correr me parece compatível com as minhas próprias motivações.
A coisa agudiza-se quando ela tem um namorado/companheiro/marido que ama com sinceridade e que a apoia, que está ao lado dela (ou pelo menos ela assim o descreve e me, nos, faz crer).

Sinto-me sozinho, vulnerável, frágil.

Apesar de toda a minha força, garra e motivações - (re)descobertas há pouco tempo.
Apesar de não estar em situação diferente desde há uns 10 anos a esta parte e de todo o meu Orgulho e sentido de Independência - ou por causa destes?

Isto não é a música brasileira que procuras

Tive a oportunidade de ver este fabuloso "one-man-band" há aí uns dois anos no Altar do Rock no Porto, o Porto-Rio (é mesmo um barco acostado).
Foi uma das melhores performances que vi nesse ano e mesmo até agora.
Esta não é a música brasileira que as pessoas normalmente procuram.


Sim, já aconteceu e vezes demais...

Coisas que têm de ser esclarecidas.

PSD, um partido que está a mais ?

O PS é o único partido social-democrata europeu onde há militantes a propor alianças com a extrema-esquerda como afirmação de identidade, algo historicamente absurdo já na raiz da divisão entre social-democratas e comunistas está uma luta de morte que ao longo de um século já fez muitas vítimas.

É este “complexo de esquerda” que une velhos “senhores da guerra” do antes do 25 de Abril e grupos de intelectuais que querem chegar a ministro sem tirarem as pantufas, que ainda justifica a existência do PSD, uma originalidade política europeia, um partido de direita que se apropriou sem complexos da designação “social-democrata”, acenando com uma ideologia que detesta. Até há quem diga que no PSD há social-democratas, até o Pacheco Pereira não perde a oportunidade para se afirmar de esquerda, mas a verdade é que o ódio de comunistas a social-democratas só é igualado pelo ódio das personalidades que no PSD mais se dizem identificar-se com a social-democracia com a própria social democracia. Um bom exemplo disso é Cavaco Silva que se fez social-democrata por conveniência mas foi o coveiro do governo do bloco central. nbasta ver as preferências destes "social-democratas" portuguesas em eleições de outros países para se perceber quão são social-democratas.

O PSD tanto é “social-democrata” como poderia ser outra coisa qualquer, é formado por gente que vai quase da extrema-direita ao centro-esquerda, o que os une não é qualquer ideologia ou projecto político, juntaram-se para gerir o poder e, em regra, obedecem a quem tem melhores condições para chegar a esse poder.

Só que desde 1995 o PSD governou apenas durante dois anos e é muito provável que venha a estar quatro anos fora do governo, isto é, arrisca-se a que passe quase 18 anos seguidos na oposição. Isso explica que nos 14 anos já passados quase não tenha aparecido uma cara nova, o próprio Pedro Passos Coelho já anda na liderança do PSD desde o tempo de Cavaco Silva, as novas caras que apareceram ou são pouca coisa, como Miguel Relvas, ou foram um falhanço político como é o caso de António Preto.

O PSD de hoje é um partido sem projecto, sem programa e sem ideologia, não passa de uma coligação de autarcas, uma mistura de populistas e caciques locais, com uma ou outra personalidade que não corresponde a esse figurino, como é o casa de alguns dirigentes ou potenciais dirigentes nacionais, que se refugiaram no poder local como forma de exílio político enquanto o PSD está longe do Governo.

A verdade é que sem capacidade que teve no passado de trazer para a política activa as elites urbanas o PSD tem-se vindo a esvaziar, esgotado por dirigentes sem ideias, ideologia ou projecto político, dirigentes que se candidatam e gerem o seu discurso político em função dos acontecimentos e das sondagens.

Com o governo de Pedro Santana Lopes o PSD bateu no fundo, foram muitas as vozes que falaram e refundação da direita, mas os cavaquistas preferiram fugir ao debate e lançar a renovação do programa do partido. Os resultados estão à vista, a direita está ao cuidado de Paulo Portas enquanto o PSD se vai transformando numa coligação de autarcas incapazes de assumirem um projecto nacional.

Texto - de uma notável lucidez e com o qual eu concordo em toda a linha (e que eu gostaria, invejoso, de ter escrito) foi copiado na íntegra ao imprescindível 'O Jumento.

Pasteur dixit

“Fortune favors the prepared mind.”

True because it's true!

Edison dixit

“Genius is one percent inspiration and ninety-nine percent perspiration.”

Geniously brilliant because it's true"!

Johannes Kepler dixit

“I much prefer the sharpest criticism of a single intelligent man to the thoughtless approval of the masses.”

Beautiful because it's true!