Anita e o Bilhete de Identidade

As aventuras da minha irmã na casa que enlouquece, descritas pela sua pena (electrónica), na terceira pessoa, porque sim:

Anita vai viajar! Que azáfama! Como a mamã ensinou, verifica a sua lista: as malas estão prontas, os bilhetes estão arrumados, o bilhete de identidade… o bilhete de identidade não está!!! E agora?

A mamã bem lhe diz que Anita é um tanto estouvada! Que aborrecimento!

Anita procura por toda a casa, revirando carteiras, despejando gavetas. Mas nada!

De repente lembra-se que foi aos correios na semana anterior. Seguramente o terá perdido nessa altura.

Agora já não pode viajar! Que maçada!

E há que tratar de tudo para poder ter os documentos o mais depressa possível. No dia seguinte terá que acordar cedinho e enfrentar as repartições públicas.

Mas desta vez lembra-se dos conselhos da mamã… vai à Internet e verifica o que tem que fazer. Terá que tirar o cartão de cidadão e também pedir um bilhete de identidade provisório. Diz lá na informação que tem que ser num sítio chamado Conservatória do Registo Civil.

Anita verifica as moradas e… que sorte! Há uma conservatória pertinho do trabalho!

De manhã, bem cedinho, põe-se a caminho. Quando chega há uma fila de 3 pessoas, o que é bom. De certeza que não vai demorar muito.

Perto da hora de abrir, os senhores velhinhos que estavam à frente revelam que estavam a guardar o lugar para a família toda, umas 10 pessoas. Não pode ser! Anita irrita-se e não deixa que a enganem!

Ainda assim, demora mais de 2 horas até ser atendida. A senhora da repartição avisa ainda outra coisa: a informação na Internet não estava bem! Afinal não se pode tirar ali o Bilhete de Identidade provisório! Mais uma chatice!

Anita sai de uma repartição para outra, que tem centenas de pessoas à espera. As distracções pagam-se caro, Anita!

Enche-se de coragem e pergunta nas informações se é mesmo necessário esperar aquelas horas todas.

Mas que sorte!!! A senhora que a atende é muito simpática e explica que não, que é mesmo ali que se tira o Bilhete de Identidade provisório, e que é naquele momento.

Quinze minutos depois, Anita tem finalmente tudo tratado e a promessa de ter novo Bilhete de Identidade daí a 2 dias!!

Sem comentários: